terça-feira, 26 de junho de 2012

Decoração com vasos


Os vasos são excelentes objetos de decoração, que podem ser utilizados em ambientes de diferentes estilos. Por serem encontrados em inúmeras versões, eles combinam com estilos clássicos, modernos, rústicos e outros.
Fornecendo um toque especial a salas, quartos, escritórios, jardins e até banheiros, os vasos podem ser utilizados no chão, em mesas de centro, balcões ou suportes, dependendo do tamanho, material e peso. Os que levam flores podem ganhar mais destaque, já que elementos vivos costumam atrair a atenção e dar um charme único às peças.
Uma dica que gera um efeito interessante é combinar peças de diferentes tamanhos, criando um jogo decorativo mais despojado. A mistura de tons também é uma bela ideia, que costuma funcionar em espaços internos ou externos.
Modelos transparentes costumam transmitir ideia de suavidade e caem bem em ambientes mais tradicionais. Já formas arredondadas e coloridas podem ser um toque a mais em espaços contemporâneos. Mas nada impede a mistura de estilos, que pode surpreender e criar um belo efeito visual, desde que eles dialoguem entre si.




quinta-feira, 21 de junho de 2012

O traço brasileiro de Sergio Rodrigues





A Poltrona Mole (foto acima), de 1957,  está entre as obras mais famosas de Sergio Rodrigues e, exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), é considerada uma das mais importantes obras do século. Segundo definiu Millôr Fernandes, trata-se da Sharon Stone dos móveis:  anatômica, convidativa e insinuante, agradando pessoas de diferentes estilos. No entanto, as criações do carioca, que figura ao lado de importantes nomes internacionais como ícone do Design mundial, vão bem além e conquistam não apenas pelos traços, como pelo conforto.
Trabalhando sempre com a madeira e elementos naturais como o couro, o arquiteto revolucionou a estética no Brasil nos anos 1960 através do uso de formas torneadas e generosas no mobiliário. Seu estilo é sempre surpreendente, o que se dá em detalhes como robustez, cavilhas e pinos de madeira explícitos, que sempre mudam de um projeto para outro.
Aplicando a brasilidade a todas as suas obras, o artista soma mais de 1,5 mil peças desenvolvidas, entre mobiliário, luminárias e elementos decorativos, e abriu espaço para o design nacional mundo afora. Hoje, aos 84 anos de idade e quase 70 de carreira, continua trabalhando em seu escritório, localizado no Rio de Janeiro, e inspirando novos designers por todo o planeta. 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Um belo jardim no inverno




Se o frio prejudica a nossa pele, imaginem o efeito que provoca nas plantas, sempre expostas às baixas temperaturas e aos ventos do inverno. Para manter seu jardim, floreiras ou demais áreas verdes externas lindos em qualquer estação, algumas dicas podem ajudar sem dar muito trabalho.
Antes de tudo, vale lembrar que a maioria das flores não aparece na estação gelada, mas isso não significa que estejam morrendo. Elas apenas aproveitam o período para descansar e repor energias, o que faz parte do ciclo da natureza. Por isso, antes de escolher uma espécie é importante conferir em que época ela realiza seu descanso e se possui reações intensas ao frio.
Outro cuidado deve ser a rega: muitas pessoas temem exagerar na dose e acabam esquecendo de molhar as plantas nos dias de inverno, o que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento. Uma forma de saber a hora de regá-las é colocar o dedo na terra e ver se já secou. Em locais úmidos, os intervalos devem ser maiores para não afetar as raízes ou atrair fungos, e pragas características podem ser afastadas com soluções caseiras feitas à base de vinagre e alho, por exemplo.
A adubação também pode ser mantida, principalmente em plantas de vaso, que possuem menos área para captar nutrientes. As folhas secas, bem comuns neste momento do ano, devem ser retiradas para incentivar que as plantas revigorem e aumentar seu contato com a luz natural.  
Na grama, o principal cuidado está na areação, ou seja, na liberação da terra para o contato com o sol. Portanto, sempre que ela for aparada é necessária uma limpeza bem feita para retirar os resíduos soltos, o que pode ser feito com um ancinho. Também convém que sejam retiradas as ervas daninhas antes do corte, de preferência manualmente, para que sejam arrancadas as raízes, e aumentar os intervalos de rega devido à baixa evaporação. Com esses cuidados, sua paisagem permanecerá linda e verdinha durante todo o inverno, tornando o ambiente ainda mais acolhedor.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Não se abale com a umidade dentro de casa



Dia de chuva é uma preocupação para quem gosta de ambientes sempre limpos. Pegadas de sapato, guarda-chuva pingando e roupas úmidas acabam dando um aspecto de sujeira ao ambiente e muitas vezes são situações difíceis de controlar. Para minimizar os danos à aparência da casa, alguns cuidados podem ajudar a manter o espaço mais limpo e organizado.
A primeira providência é não deixar que a sujeita da rua entre em casa, e os sapatos são os principais alvos. Por isso, a melhor solução é tirá-los na entrada, calçando  algum outro com solado seco. No entanto, essa medida pode soar antipática quando se tratam de convidados ou ser desconfortável para os próprios moradores, então  colocar um pano seco e limpo sobre o capacho é uma alternativa que ajuda a absorver a umidade da rua. Caso o mau tempo persista, convém substituir o tecido.

Se o mau tempo já chegou à área interna, passar álcool nas paredes e nos pisos frios evita o aspecto grudento e garante uma boa limpeza, além de afastar o “suor” gerado pela umidade. Mas é preciso ter certeza de que o material permite esse tipo de produto antes de aplicar. Além disso, disponibilizar um espaço para armazenar guarda-chuvas e capas perto da porta acaba com aquelas desagradáveis gotinhas pela casa, que podem ser pisoteadas e gerar mais marcas pelo chão. Dependendo do modelo, além de muito úteis eles podem dar um charme extra à decoração. Por fim, vale lembrar que não se deve guardar nada úmido nos armários, para afastar o mofo, e que objetos fora do lugar contribuem ainda mais para a sensação de mal estar dentro dos ambientes, motivo pelo qual é importante manter a organização especialmente em dias chuvosos. Com esses cuidados, é só aproveitar o aconchego do lar e curtir a imagem linda da chuva lá fora. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Decoração sustentável

Sustentabilidade é mesmo a palavra de ordem dos últimos tempos. Seja nas discussões de líderes mundiais na Rio+20, seja nas criações de estilistas na São Paulo Fashion Week, formas de manter um equilíbrio entre consumo e meio ambiente nunca foram tão debatidas – e criadas. Na decoração, não é diferente: designers, arquitetos de interiores e os amantes do faça você mesmo têm usado a criatividade para transformar materiais que seriam descartados em itens úteis e muito bonitos! 


Uma decoração sustentável pode começar já na escolha das tintas. Já é possível encontrar no mercado algumas a base de água e cal, sem componentes sintéticos e derivados do petróleo, que não perdem em rendimento e qualidade para as convencionais.  Elas podem ser combinadas com revestimentos ecológicos, como os fabricados pela Oca Brasil, confeccionados com resíduos de madeira de reflorestamento. Eles podem ganhar diversos acabamentos para combinar com o ambiente e são imunes a cupins. 


Madeira ecológica também tem sido muito utilizada em móveis, como os fabricados pela designer Monica Cintra. Ela usa o material bruto descartado ou por empresas certificadas pelo Ibama ou pela própria natureza para confeccionar peças como mesas e aparadores, além de esculturas. O resultado é um ambiente moderno e sustentável. Ainda é possível trabalhar com outros materiais para dar um tom ecologicamente correto à decoração. 




Pallets de empresas ou caixotes de feira podem dar origem a estantes, prateleiras, mesas de centro e até futons, enquanto  garrafas pet e vidros têm potencial para virar luminárias. Até mesmo eletrodomésticos antigos podem ser incorporados às peças: geladeiras, por exemplo, dão belos armários. Basta usar a imaginação, respeitar seu estilo e abusar da sustentabilidade!















terça-feira, 12 de junho de 2012

Decór de amor

Dia dos Namorados requer um programa especial com a pessoa amada. No entanto, nem sempre isso precisa acontecer fora de casa, especialmente porque a data é muito concorrida em restaurantes e hotéis. Muitas vezes, uma celebração íntima  pode ser mais interessante e animada. Para curtir com o amor no aconchego do lar, a dica é criar um clima intimista, que seja um convite para o romance. Na sala de jantar, luz indireta, louça bonita e cores suaves são boas pedidas para iniciar a noite com uma refeição afrodisíaca. Alguns itens podem brincar com os sentidos, como velas aromáticas e pétalas de rosas, que ficam bem quando usadas em diversos ambientes. Elas também são bem vindas no quarto. Os apetrechos dão um ar ainda mais romântico quando combinados com cores suaves na roupa de cama. O mais importante é que a decoração respeite a personalidade do casal, e procurar fazer mudanças  simples, que não alterem permanentemente o estilo da casa. De resto, o que importa é celebrar o amor!





sexta-feira, 8 de junho de 2012

Espelho, espelho meu




Um dos principais benefícios do uso de espelhos na decoração está na sensação de amplitude dos ambientes. O recurso pode ser utilizado tanto em espaços residenciais quanto comerciais, que ganham um ar de sofisticação e requinte.
A aplicação pode ser definida ainda no projeto de decoração, principalmente quando se tratam de portas de armário, revestimentos de paredes ou complementos de móveis. No entanto, o instrumento também pode ser adquirido após a finalização da mobília, através de peças prontas ou sob encomenda.
Para que o resultado não fique comprometido, convêm alguns cuidados na escolha. Detalhes como tamanho, iluminação e tonalidade interferem muito no efeito estético, assim como espessura, posição e material de acabamento podem prejudicar a durabilidade se não forem pensados. Um revestimento em madeira crua, por exemplo, pode mofar com a umidade dos banheiros, por isso o melhor é o uso de verniz ou materiais mais resistentes.
Outro ponto importante é a limpeza, que exige atenção. Produtos ácidos e materiais abrasivos – como palha de aço ou escovas – devem passar longe de áreas espelhadas, sendo recomendado utilizar um pano macio para afastar a poeira e depois água morna ou álcool, que deve ser aplicado em um pano, e não diretamente no espelho. Também é importante secar bem a superfície e os arredores para evitar manchas. Com essas dicas, seu espaço tem tudo para brilhar!




segunda-feira, 4 de junho de 2012

A cor certa no ambiente certo

Elas dão, literalmente, o tom da decoração de qualquer ambiente. As cores usadas nas paredes e nos objetos refletem a personalidade do usuário e estimulam os sentidos de quem frequenta o local, por isso é muito importante pensar em seu estilo e na mensagem que pretende transmitir antes de comprar as tintas! 
O preto traz elegância e sofisticação para os ambientes, e pode ser usado em praticamente qualquer cômodo, embora tenha mais aceitação em salas de estar e livings. Para não pesar, a combinação com branco e amarelo pode trazer mais luminosidade, enquanto móveis de materiais naturais criam um efeito surpreendente. 
Tons pastéis de azul, verde e lilás estimulam a espiritualidade e a tranquilidade, podendo funcionar bem em quartos, em especial os de crianças e adolescentes. Outra opção para a peça é o uso de cores quentes, como o vermelho e o amarelo, que provocam aconchego em tons mais suaves. Toques de marrom – a cor da comunicação – costumam ser bastante usados no quarto do casal.
Para reforçar características como luminosidade e limpeza, o branco é sempre a melhor opção. Muito utilizado em cozinhas e banheiros, ele pode ser a base para brincar com outras cores, dando uma aparência mais pessoal ao espaço. Na cozinha, por exemplo, o uso do vermelho pode ser uma forma de aguçar o apetite.
Já o “pretinho básico” das cores é mesmo a combinação cinza e bege. Ambas são neutras e valorizam outros tons sem perder a característica de iluminação do cômodo. Ficam muito bem em móveis, paredes, marcos e esquadrias. Vale lembrar que o gosto de cada um é o que vai definir os melhores usos para cada cor. E você, qual prefere?