quinta-feira, 21 de junho de 2012

O traço brasileiro de Sergio Rodrigues





A Poltrona Mole (foto acima), de 1957,  está entre as obras mais famosas de Sergio Rodrigues e, exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), é considerada uma das mais importantes obras do século. Segundo definiu Millôr Fernandes, trata-se da Sharon Stone dos móveis:  anatômica, convidativa e insinuante, agradando pessoas de diferentes estilos. No entanto, as criações do carioca, que figura ao lado de importantes nomes internacionais como ícone do Design mundial, vão bem além e conquistam não apenas pelos traços, como pelo conforto.
Trabalhando sempre com a madeira e elementos naturais como o couro, o arquiteto revolucionou a estética no Brasil nos anos 1960 através do uso de formas torneadas e generosas no mobiliário. Seu estilo é sempre surpreendente, o que se dá em detalhes como robustez, cavilhas e pinos de madeira explícitos, que sempre mudam de um projeto para outro.
Aplicando a brasilidade a todas as suas obras, o artista soma mais de 1,5 mil peças desenvolvidas, entre mobiliário, luminárias e elementos decorativos, e abriu espaço para o design nacional mundo afora. Hoje, aos 84 anos de idade e quase 70 de carreira, continua trabalhando em seu escritório, localizado no Rio de Janeiro, e inspirando novos designers por todo o planeta. 

Nenhum comentário: