quinta-feira, 14 de junho de 2012

Decoração sustentável

Sustentabilidade é mesmo a palavra de ordem dos últimos tempos. Seja nas discussões de líderes mundiais na Rio+20, seja nas criações de estilistas na São Paulo Fashion Week, formas de manter um equilíbrio entre consumo e meio ambiente nunca foram tão debatidas – e criadas. Na decoração, não é diferente: designers, arquitetos de interiores e os amantes do faça você mesmo têm usado a criatividade para transformar materiais que seriam descartados em itens úteis e muito bonitos! 


Uma decoração sustentável pode começar já na escolha das tintas. Já é possível encontrar no mercado algumas a base de água e cal, sem componentes sintéticos e derivados do petróleo, que não perdem em rendimento e qualidade para as convencionais.  Elas podem ser combinadas com revestimentos ecológicos, como os fabricados pela Oca Brasil, confeccionados com resíduos de madeira de reflorestamento. Eles podem ganhar diversos acabamentos para combinar com o ambiente e são imunes a cupins. 


Madeira ecológica também tem sido muito utilizada em móveis, como os fabricados pela designer Monica Cintra. Ela usa o material bruto descartado ou por empresas certificadas pelo Ibama ou pela própria natureza para confeccionar peças como mesas e aparadores, além de esculturas. O resultado é um ambiente moderno e sustentável. Ainda é possível trabalhar com outros materiais para dar um tom ecologicamente correto à decoração. 




Pallets de empresas ou caixotes de feira podem dar origem a estantes, prateleiras, mesas de centro e até futons, enquanto  garrafas pet e vidros têm potencial para virar luminárias. Até mesmo eletrodomésticos antigos podem ser incorporados às peças: geladeiras, por exemplo, dão belos armários. Basta usar a imaginação, respeitar seu estilo e abusar da sustentabilidade!















Um comentário:

Maria Angela Teixeira disse...

Pois é ... sustentabilidade está mesmo na ordem do dia. E falando em Monica Cintra, lembramos que na Tidelli temos uma peça sua que é simplesmente incrível : uma base de mesa feita a partir da raiz da arvore da canela. O tampo da mesa é de vidro, o que permite que se aprecie o trabalho feito pela natureza. Aliás, a Monica está bastante presente tanto na Casa Cor SP quanto na Mostra Black. Nas duas Mostras, os espaços da arquiteta Debora Aguiar contam com suas peças, lindas, originais e totalmente afinadas com o respeito à natureza tão necessário nos dias atuais. Indo à SP, são programas super prazerosos de fazer.